Comissão debate situação dos espaços públicos de lazer

Diagnósticos dos vereadores revelam problemas de manutenção nas áreas de recreação da cidade
Comissão debate situação dos espaços públicos de lazer

Na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, os vereadores da Comissão Permanente de Esporte, Cultura, Turismo, Recreação e Lazer reuniram-se no Plenário da Câmara.

Sob a presidência de Matheus Moreno (MDB), os membros debateram pauta de quatro itens relacionados à: pesquisa da comissão sobre o acesso de crianças à cultura na cidade; a atualização sobre levantamento das praças de Ribeirão e os serviços de manutenção e zeladoria; bem como a urgência especial do projeto de lei encaminhado pela comissão sobre a regulamentação do uso de quadras de futebol no município; e a proposta de um projeto de lei que trata da política municipal de cultura viva.

Matheus informou que a pesquisa online apresentada pela comissão nas reuniões anteriores, elaborada para diagnóstico de acesso dos estudantes da rede pública municipal à cultura, foi encaminhada a alunos de 31 escolas do município, tendo sido registradas até o momento 1.360 respostas. A pesquisa deverá continuar até o ano que vem para a obtenção de mais demandas dos estudantes.

Sobre o levantamento relativo às condições de conservação das praças da cidade, a comissão informou que já foram visitados cerca de 140 locais, em que foram constatados problemas de falta de iluminação em 122 deles, ausência de roçadas em 123, e falta de calçadas ou manutenção em 102. Foram visitadas outras 57 áreas verdes, que apresentaram os mesmos problemas.

"Nesse diagnóstico observamos a necessidade de uma visão urgente para a questão da zeladoria urbana, principalmente das praças, porque dizem respeito ao lazer, à recreação, cultura e esporte também", pontuou o vereador Moreno.

A vereadora Duda Hidalgo (PT) lembrou que o diagnóstico que revela problemas antigos de zeladoria nos espaços públicos da cidade, é mais dramático quando observado nas comunidades da periferia. Segundo ela, esse tema também concerne à segurança pública, pois a falta de iluminação gera insegurança à população; e também problemas ambientais já que a falta de podas incita incêndios nas áreas verdes e consequentes queimadas.

Em relação ao projeto de lei de autoria da comissão que regulamenta o uso das quadras esportivas e campos de futebol públicos municipais, Matheus disse que aguarda a sanção do prefeito, já que a matéria foi aprovada no legislativo na sessão ordinária do dia 25 de novembro.

Em seguida, o Coletivo Popular Ramon Todas as Vozes (PSOL) apresentou o projeto de lei 118/2021 - sobre a Política Municipal de Cultura Viva, destinada a promover a produção e difusão da cultura, e acesso a direitos culturais dos diferentes grupos e coletivos.

A 9ª reunião foi a última da comissão no ano de 2021, e o conteúdo está disponível na íntegra no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)